Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica, por vezes também conhecida como Reabilitação Cognitiva, é uma prática de intervenção que tem como objetivo estimular, aprimorar e/ou compensar possíveis dificuldades cognitivas ou comportamentais apresentadas.

O conhecimento acerca do cérebro, de como ele se modifica e de como os processos cognitivos interagem permitem que atividades e adaptações sejam propostas a cada pessoa levando em consideração seu cotidiano e seu perfil neuropsicológico.

A reabilitação é muito utilizada, por exemplo, após a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais ou diante da presença de transtornos psiquiátricos onde existe um impacto cognitivo no cotidiano. Também são grupos alvo de reabilitação pessoas idosas com comprometimento cognitivo leve e demência.

Psicoeducação: pacientes, familiares e cuidadores

A Psicoeducação tem como objetivo ensinar o paciente e seus acompanhantes a sua atual situação psíquica, com foco em suas alterações cognitivas, comportamentais e possível diagnóstico envolvido.

O ensino sobre a situação promove a conscientização e melhores escolhas comportamentais pelo paciente e seus acompanhantes. Além de ser reconhecida como uma prática da saúde que aumenta a adesão aos tratamentos.

Essa prática na neuropsicologia é acompanhada do ensino e sugestão de algumas  técnicas sutis que auxiliam a melhoria do cotidiano do paciente e de todos que convivem com ele. A Psicoeducação pode ser realizada a qualquer momento do acompanhamento de um paciente, por demanda espontânea dele(a), ou por estrita solicitação dos acompanhantes.

Público-alvo: adultos e pessoas idosas