Diferencie-se em seu trabalho

Entenda de verdade sobre inclusão escolar e veja o impacto na vida de seus pacientes e alunos

O que é inclusão escolar de verdade?

Você sabe fazer um laudo que ajuda na inclusão escolar?

Quais são os direitos de um aluno com TEA?

Você sabe a diferença de um aluno incluído e um aluno integrado?

Escola grande ou pequena? O que é melhor para uma criança autista?

Você sabe responder às dúvidas da escola sobre a inclusão do seu paciente? E da família sobre seu aluno?

A inclusão escolar de alunos autistas é um grande desafio para as escolas, os profissionais e as famílias. Estudar sobre esse tema é o primeiro passo para saber como ajudar essas crianças a de fato desfrutarem da experiência escolar!

A inclusão de alunos autista requer que o docente “empreste seus olhos e ouvidos” para este aluno que, muitas das vezes, tem dificuldade de se perceber no mundo, possa ser enxergado por sua através individualidade.

Pensar em inclusão escolar, de alunos autista , é modificar a estrutura da escola.

A inclusão é feita de um “saber fazer” evidenciados por estudos, por isso discutir e debater a formação dos principais atores desse processo é urgente! Os profissionais são as engrenagens principais que farão da inclusão escolar uma realidade.

Fazer a inclusão escolar de alunos autista não é uma missão fácil, porém esta afirmação não tem como objetivo desencorajar os profissionais e a escola. Ao contrário, a Psicologia Cognitiva faz um convite para que diante destas realidade o profissional atue de forma ativa e eficaz.

(Re)afirmar a inclusão de crianças e adolescentes autistas na escola, a partir dos desafios da atualidade, é dizer que agora partimos de um lugar que buscará falar com os alunos, e não apenas para os alunos.

O  que você vai aprender?

O que preciso saber sobre o Transtorno do Espectro Autista?

  • Introdução ao TEA: características, diagnóstico e variações.
  • Mitos e verdades sobre o autismo.
  • Abordagens terapêuticas e educacionais para o TEA.

Legislação: o que temos no Brasil?

  • Marco Legal da Educação Inclusiva no Brasil.
  • Direitos e deveres dos alunos com TEA e suas famílias.

O que realmente é inclusão?

  • Conceito de inclusão e sua aplicabilidade na prática educacional.
  • Diferenças entre integração e inclusão.
  • Benefícios da inclusão para toda a comunidade escolar.

O papel de cada profissional: psicólogo, psicopedagogo, professor e professor de inclusão

  • Atuação interdisciplinar na promoção da inclusão.
  • Responsabilidades específicas de cada profissional.
  • Estratégias de colaboração e trabalho em equipe.

Práticas de inclusão e os ciclos escolares

  • Adaptações necessárias em cada etapa do ensino: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.
  • Abordagem das especificidades de cada ciclo escolar.

Práticas de inclusão e a sala de aula

  • Estratégias para favorecer um ambiente inclusivo na sala de aula.
  • Manejo comportamental e promoção de um ambiente acolhedor.
  • Estratégias que favorecem uma pratica docente inclusiva

Adaptação curricular: quando é necessária e como fazer

  • Identificação de necessidades individuais dos alunos.
  • Elaboração de planos de adaptação curricular.
  • Avaliação e acompanhamento do progresso.

Inclusão escolar vai muito além de pedir para o aluno “sentar na primeira carteira”

É fundamental reconhecer que autista nível 1 tem muito a dizer de si.

A maioria dos psicólogos tem muita dificuldade quando o assunto é inclusão escolar. Muitos fogem dessa conversa, por não saberem o que pode ser feito para ajudar seu paciente na escola.

Quando a escola pede ajuda em relação a um paciente, muitos psicólogos questionam se serão capazes de contribuir de fato.

Se você se sente assim, calma que você não está sozinho! Na maioria das formações profissionais, a amplitude e complexidade da inclusão escolar não são devidamente trabalhadas.

Por isso,  a nossa missão é te apresentar o universo da inclusão escolar de forma descomplicada!

PARA QUEM É ESTE CURSO?

Este curso é para professores, psicólogos, familiares e quem mais desejar se aprofundar no entendimento de como funciona a inclusão escolar. Todos são bem-vindos!

de R$297 por R$197 durante o lançamento
Aprenda com quem sabe o que é estar na sala de aula! São 2 horas de aula com o professor André Júlio-Costa e a psicóloga Andressa Antunes.

Se você ainda não nos conhece, muito prazer!

Eu sou André Júlio Costa (Pedagogo  – CFEP 19/002061)

André é Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

Especialista em Psicopedagogia (Clínica e Institucional). Atualmente, atua como professor de educação básica (anos iniciais), como supervisor pedagógico e ainda com atendimentos clínicos de assessoria pedagógica, na Neuropsicoterapia.

Atua em Belo Horizonte – MG. Áreas de experiência: formação de professores, prática docente, alfabetização, currículo na educação básica, neurociência e educação, neuropsicologia.

Eu sou Andressa Antunes

Reconhecida nacionalmente na área da Neuropsicologia, escrevi um dos best-seller na avaliação de Autismo, publiquei um novo livro pioneiro no Autismo nível 1 e sobre Altas Habilidade.

Já coordenei pesquisas com o público de síndromes genéticas, o que me possibilitou uma vasta aprendizagem na avaliação de casos complexos.  São anos de experiência clínica atendendo centenas de pacientes; famílias e profissionais do Brasil inteiro.

Eu sou psicóloga e mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFMG.