Você sabia que muitas pessoas com Altas Habilidades passam a vida sem serem compreendidas — nem na escola, nem na clínica, nem em casa?
Psicólogos, educadores e familiares ainda enfrentam insegurança na hora de identificar e apoiar indivíduos com Altas Habilidades, especialmente quando há outros desafios envolvidos, como TDAH, TEA ou ansiedade.
Você vai aprender a identificar, acolher, avaliar e intervir com responsabilidade, ética e sensibilidade — seja você um profissional da saúde, da educação ou um familiar em busca de respostas.
🧠 Com aulas sobre inteligência, dupla excepcionalidade, avaliação neuropsicológica, escola, família e vida adulta, este curso vai mudar a forma como você enxerga as Altas Habilidades.
Fundamentos científicos e neuropsicológicos sobre inteligência e altas habilidades.
Como entender a dupla excepcionalidade (AH + TEA, TDAH, ansiedade, etc.).
O que observar e como conduzir uma avaliação neuropsicológica adequada.
Como apoiar pessoas com AH em diferentes fases da vida.
O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento dessas pessoas.
Muitos seguem acreditando que basta ter notas altas ou saber tudo. Mas a realidade é muito mais complexa.
📉 Superdotados podem ter baixo rendimento escolar, dificuldade de socialização, ansiedade, e até serem confundidos com crianças-problema.
Na vida adulta, muitos se sentem deslocados, não reconhecidos ou sobrecarregados por não terem sido compreendidos na infância.
🎓 No curso Altas Habilidades: Da Infância à Vida Adulta, você vai entender:
Por que o QI não diz tudo
Por que a aceleração escolar não é solução mágica
Como a hiperestimulação pode ser um risco
O impacto do diagnóstico tardio
E por que o reconhecimento das AH ainda é tão controverso no Brasil
É psicólogo(a) e quer saber como avaliar, identificar e acompanhar pessoas com Altas Habilidades.
É educador(a) e deseja estratégias para lidar com alunos superdotados na prática.
É profissional da saúde ou da educação e quer entender os principais conceitos sobre inteligência, neurodiversidade e dupla excepcionalidade.
É familiar de uma criança, adolescente ou adulto com AH e quer aprender como apoiar de forma respeitosa e consciente.
+ Vários materiais BÔNUS para download
Aula 1: A importância da humildade científica: o que dizem as evidências?
Aula 2: Altas Habilidades: Mitos e Verdades
Aula 3: Como surgiram os estudos sobre Altas Habilidades?
Aula 4: O que dizem as definições atuais sobre AH/SD?
Aula 5: Inteligência, Modelo CHC e Big Five: contribuições da Neuropsicologia
Aula 6: O impacto da teoria no raciocínio clínico – você reconhece a diferença?
Aula 1: Altas Habilidades não tem sintomas – tem características cognitivas
Aula 2: AH + TEA na infância
Aula 3: AH + TEA na vida adulta
Aula 4: AH + TDAH/Transtornos de Aprendizagem na infância
Aula 5: AH + TDAH/TA na vida adulta
Aula 6: AH + Ansiedade/Depressão na infância
Aula 7: AH + Ansiedade/Depressão na vida adulta
Aula 8: Dupla excepcionalidade não é soma, é interação!
Aula 1: Quando e por que fazer avaliação neuropsicológica?
Aula 2: Desafios ao avaliar AH na infância
Aula 3: O que investigar na anamnese infantil?
Aula 4: Protocolos de avaliação: da pré-escola ao ensino fundamental
Aula 5: Quem são os adultos com AH que chegam para a avaliação? O que investigar na anamnese de adultos com AH? Qual o protocolo para avaliação de adultos?
Aula 6: Como fechar o perfil de Altas Habilidades?
Aula 7: Peculiaridades da devolutiva de Altas Habilidades para o adulto
(Bônus): A história de Temple Grandin
Aula 1: Não há fórmula mágica
Aula 2: A infância sob a lente das Altas Habilidades: singularidades e cuidados
Aula 3: Adolescência e vida adulta
Aula 1: A realidade escolar e o lugar das AH
Aula 2: Inclusão escolar: práticas e desafios
Aula 3: Legislação brasileira: o que é direito e o que é possível?
Encerramento: Polêmicas sobre AH
Eu sou Dra. Annelise Júlio Costa, Psicóloga clínica há mais de 10 anos, com experiência em avaliação neuropsicológica e psicoterapia de adolescentes e adultos. É presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).
Doutora e Mestre em Neurociências pela pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Psicologia (UFMG) e Farmácia – Habilitação em Análises Clínicas (Universidade José do Rosário Vellano).
Reconhecida por minha expertise em diagnósticos tardios de transtornos do neurodesenvolvimento e casos psiquiátricos complexos em adultos de alta performance.
Me dedico a divulgação científica do perfil do Transtorno do Espectro Autista, sendo autora do livro “Transtorno do Espectro Autista na prática clínica” e organizadora e autora do livro “Leve para quem? Autismo Nível 1 de suporte”, pioneiro no Brasil.
Meu trabalho também inclui a organização da obra “Compêndio de Testes Neuropsicológicos: Atenção, Funções Executivas e Memória”, autoria de vários capítulos em Neuropsicologia e mais de 45 artigos científicos.
Professora de cursos online desde 2018 e de diversos cursos de Especialização em Neuropsicologia há mais de 10 anos.
Eu sou Juliana Toledo
Sou psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduanda em Neuropsicologia, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem e orientadora parental certificada.
Autora do livro “Tudo o que você precisa saber sobre Altas Habilidades: Um guia baseado em evidências”. Também escrevi diversos capítulos de livros de Neuropsicologia.
Atuo na Neuropsicoterapia com avaliação neuropsicológica de pré-escolares e escolares, avaliação do neurodesenvolvimento de bebês, psicoterapia e orientação de pais.
Meu nome é André Júlio Costa (Pedagogo – CFEP 19/002061)
Sou pedagogo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).
Especialista em Psicopedagogia (Clínica e Institucional). Atualmente, atua como professor de educação básica (anos iniciais), como supervisor pedagógico e ainda com atendimentos clínicos de assessoria pedagógica, na Neuropsicoterapia.
Atua em Belo Horizonte – MG. Áreas de experiência: formação de professores, prática docente, alfabetização, currículo na educação básica, neurociência e educação, neuropsicologia.