Aprenda a aplicar, corrigir e interpretar a Vineland de forma descomplicada.

Com Andressa Antunes e Juliana Toledo

e participação especial de Laiss Bertola e Nathalia Cheib


Você já leu o manual da Vineland e achou muito confuso?

Fica inseguro na hora de aplicar o instrumento?

Se sente perdido ao navegar nas complexas tabelas de correção?

Não sabe qual dos formulários da Vineland escolher em cada caso?

Não consegue extrair dela as informações para te ajudar no diagnóstico e na intervenção?


Vemos muitos profissionais que desistiram de usar a Vineland por ela parecer muito complexa. Não caia nessa! Vem com a gente que vamos te ensinar de forma simples como usar esse instrumento fantástico.

A Escala de Comportamento Adaptativo Vineland-3 é o instrumento padrão-ouro na avaliação da funcionalidade!

Consiste em entrevistas semi-estruturadas ou questionários realizados com a família ou escola para compreender o nível de autonomia do paciente.

Ela é especialmente útil em casos de alto nível de comprometimento, auxiliando no diagnóstico diferencial de casos complexos.

PARA QUEM É ESTE CURSO?

Para você, profissional da saúde ou educação que já usa ou tem interesse em usar a Vineland. 

Obs.: assim como esse instrumento, o curso não é restrito a psicólogos.

É para você que deseja aprender a usar a Vineland de forma descomplicada e a aproveitar ao máximo as informações que ela traz, seja para o contexto de avaliação ou de intervenção.

O  que você vai aprender?

Módulo 1 – Introdução
  • O que é comportamento adaptativo?
  • O que é a Classificação Internacional de Funcionalidade?
  • Entenda a Deficiência Intelectual 
  • Entenda os perfis de alto nível de comprometimento
  • Quando incluir a Vineland no protocolo de avaliação?
Módulo 2 – Como aplicar a Vineland
  • Quais as diferenças da aplicação das outras escalas para a aplicação da Vineland?
  • O que significa cada informação na folha de preenchimento?
  • Como encontrar a pontuação basal e o teto?
  • Como fazer as perguntas sem enviesar o resultado?
  • Como verificar se as respostas são fidedignas?
  • Como pontuar os itens?
BÔNUS 1: Simulação de aplicação da entrevista para você aprender como fazer
Módulo 3 – Como corrigir e colocar os resultados no laudo
  • Aprenda o passo-a-passo da correção
  • Quais escores devo utilizar?
  • Como colocar os resultados no laudo?
  • Simulação de correção para você acompanhar o passo a passo
BÔNUS 2: Receba nosso modelo de tabela com análise quantitativa e qualitativa
Módulo 4 –  Como interpretar os resultados?
  • O que os escores significam?
  • As normas não são brasileiras… e agora?
  • A importância da análise qualitativa
  • Como o resultado me ajuda no diagnóstico diferencial?
Módulo 5 –  Vamos a prática!
  • Casos de deficiência intelectual, TEA e TDAH
Módulo EXTRA  –  A Vineland na avaliação de idosos, com Dra. Laiss Bertola
  • Como a Vineland pode ser útil na avaliação neuropsicológica de idosos?
  • Quais as limitações do seu uso nesse público?
Módulo EXTRA  –  A Vineland na intervenção, com Nathalia Cheib
  • Como a Vineland pode ser útil no contexto de intervenção?
  • Como fazer um plano de intervenção a partir dessa ferramenta?
por apenas R$249

São 4 horas de curso que você terá acesso por 1 ano

Além das aulas, você terá acesso aos seguintes materiais:

  1. Modelo da tabela que colocamos no nosso laudo com análise quantitativa e qualitativa

  2. Apostila com os slides

  3. Classificação Internacional de Funcionalidade

Se você ainda não nos conhece, prazer!

Eu sou Andressa Antunes

Reconhecida nacionalmente na área da Neuropsicologia, escrevi um dos best-seller na avaliação de Autismo e publiquei um novo livro pioneiro no Autismo nível 1.

Já coordenei pesquisas com o público de síndromes genéticas, o que me possibilitou uma vasta aprendizagem na avaliação de casos complexos.  São anos de experiência clínica atendendo centenas de pacientes; famílias e profissionais do Brasil inteiro.

Eu sou psicóloga e mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFMG.

Eu sou Juliana Toledo

Sou psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduanda em Neuropsicologia e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem.

Atuo na Neuropsicoterapia com avaliação neuropsicológica de pré-escolares e escolares, avaliação do neurodesenvolvimento de bebês, psicoterapia e orientação de pais.

Já escrevi diversos capítulos de livros de Neuropsicologia e sou orientadora parental certificada.

Eu sou Laiss Bertola

Psicóloga e Neuropsicóloga clínica há mais de 10 anos, com experiência em avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e pessoas idosas.

Doutora e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período de estágio-doutoral realizado na Columbia University, USA. Dois estágios pós-doutorais realizados na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Parecerista ad-hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do CFP.

Autora do livro Psicometria e Estatística aplicadas a Neuropsicologia Clínica, do teste BAMS – Bateria de Avaliação da Memória Semântica, e dos livros Fluência Verbal e Neuropsicologia do Envelhecimento.

Autora de mais de 40 artigos científicos e diversos capítulos de livros em obras referência na área de Neuropsicologia, Geriatria e Psiquiatria. 

Eu sou Nathalia Cheib

Sou psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Medicina Molecula.

Atuo na Neuropsicoterapia com psicoterapia e orientação de pais. O foco da minha atuação é a intervenção em casos complexos!

Tenho anos de experiência clínica e já escrevi diversos capítulos para livros de Neuropsicologia.