Juliana Toledo
Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais – CRP 04/72356
Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNp)
Autora do livro “Tudo o que você precisa saber sobre Altas Habilidades: um guia baseado em evidências” e mais diversos capítulos de livros na área de Psicologia
Orientadora Parental certificada internacionalmente | Good Enough Parenting®
Pós-graduanda em Neuropsicologia
Dedica-se a avaliação e intervenção em bebês, crianças e adolescentes
Para pacientes
Avaliação Neuropsicológica
Objetivo: compreender o perfil do paciente; realizar diagnóstico de Transtornos do Neurodesenvolvimento; orientar a família e a equipe de intervenção
Faixa etária: 3 a 14 anos
Para quem é indicado: crianças com dificuldades persistentes e significativas; casos de suspeitas de Transtornos do Neurodesenvolvimento;
Avaliação do Neurodesenvolvimento
Objetivo: avaliar e monitorar os marcos do desenvolvimento; construir um plano de estimulação para a família; orientar a equipe de intervenção
Faixa etária: 0 a 4 anos
Para quem é indicado: crianças com atrasos do desenvolvimento, histórico de prematuridade; síndromes genéticas; histórico genético de Transtornos do Neurodesenvolvimento. Famílias de crianças neurotípicas que desejam monitorar os marcos do desenvolvimento do seu filho e aprender mais sobre o desenvolvimento dos bebês também podem se beneficiar!
Orientação De Pais
Objetivo: ensinar estratégias assertivas e baseadas em evidências científicas para os pais lidarem com os desafios da infância e aprenderem como estimular novas habilidades nos filhos
Faixa etária: 0 a 14 anos
Para quem é indicado: todas as famílias podem se beneficiar desse acompanhamento para aprender o que esperar em cada fase do desenvolvimento e como lidar com os desafios e transições de cada período
Terapia Comportamental | ABA
Objetivo: estimular o desenvolvimento infantil por meio de estratégias da Análise Aplicada ao Comportamento (ABA), capacitando as famílias a continuar a terapia em casa
Faixa etária: 0 a 5 anos
Para quem é indicado: crianças com atrasos do neurodesenvolvimento, diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista
Psicoterapia
Objetivo: a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda a entender e mudar a forma de pensar e agir, tornando mais fácil enfrentar desafios e sentir-se melhor consigo mesmo e com os outros.
Faixa etária: 6 a 16 anos
Para quem é indicado: uma criança ou adolescente pode precisar de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para ajudar a lidar com sentimentos, pensamentos e comportamentos difíceis. Auxilia no tratamento questões como ansiedade, tristeza profunda, dificuldades na escola, problemas com amigos ou familiares, e medos específicos.
Para profissionais
Supervisão/Mentoria profissional
Objetivo: ensinar aplicação/correção/interpretação de testes neuropsicológicos; estratégias de escrita de laudo neuropsicológico e outros assuntos relacionados a prática do neuropsicológo
Para quem é indicado: profissionais que desejam aperfeiçoar sua atuação clínica. Pode ser feito individualmente ou em pequenos grupos.
Cursos e palestras
Curso Avaliação Neuropsicológica de Pré-escolares (saiba mais)
Curso Descomplicando o Raciocínio Clínico Neuropsicológico (saiba mais)
Curso Dominando a Vineland-3 (saiba mais)
Palestra gravada sobre Avaliação Neuropsicológica de Pré-escolares no Simpósio da Liga Acadêmica de Neuropsicologia (saiba mais)
Lives gratuitas disponíveis no canal do YouTube da Neuropsicoterapia (saiba mais)
Palestras sob demanda: [email protected]
minhas publicações
Tudo o que você precisa saber sobre Altas Habilidades: um guia baseado em evidências
Autoras: Juliana Toledo e Andressa Antunes
Leve para quem? autismo nível 1 de suporte
Co-autora dos capítulos “Transtorno do Espectro Autista: o que mudou com o DSM-5 e CID-11?” e “Transtorno do Espectro Autista nível 1 em mulheres”
Tratado de Funções Executivas - Vol 2: Avaliação e intervenção
Co-autora do capítulo “Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas em Pré Escolares”
Neurociências do Comportamento Motor, Atividade Física & Esportes
Co-autora do capítulo “Transtornos do Neurodesenvolvimento e comportamento motor”
Dúvidas comuns
Região Hospitalar / bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG.
Atendo as duas modalidades:
Avaliação Neuropsicológica/ do Neurodesenvolvimento e Psicoterapia podem ser feitas somente de forma presencial.
Orientação de Pais e Mentoria pode ser online ou presencial.
Atendo bebês, crianças e adolescentes (0 a 13 anos).
Também acompanho os responsáveis em orientação parental.
Me envie uma mensagem e eu te auxilio a encontrar o melhor formato de atendimento.
4 pilares do meu trabalho
ACOLHIMENTO
Receber com afeto cada paciente e família.
CIÊNCIA
Orientar com base em evidências.
EQUILÍBRIO
Contribuir para a leveza no cuidar.
FLEXIBILIDADE
Apoiar cada família e paciente em sua individualidade.
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