O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta muitas crianças e afeta o ambiente escolar. Compreender estes resultados é importante para que professores e educadores possam fornecer a estes alunos o apoio de que necessitam. Um dos sintomas do TDAH é a dificuldade de concentração nas tarefas por longos períodos de tempo. Os alunos com TDAH costumam ser facilmente distraídos por estímulos externos, como ruídos ou atividades ao seu redor, dificultando o aprendizado e a participação nas atividades. Para lidar com isso, é melhor utilizar métodos de ensino simples, como atividades em grupo ou jogos educativos, que mantenham o interesse dos alunos e estimulem a atenção.
Além disso, os alunos com TDAH frequentemente apresentam comportamento perturbador e perturbador. Eles podem sair com frequência, incomodar os colegas ou ter problemas para administrar o tempo. Esse comportamento não só perturba o clima da escola, mas pode causar conflitos com colegas e professores. Estabelecer regras e procedimentos claros ajuda a criar um ambiente ordenado onde os alunos se sintam confortáveis e motivados para ter um bom desempenho.
A desorganização também é uma característica comum em estudantes com TDAH. Eles podem ter dificuldade em seguir instruções, processar materiais ou lembrar prazos, tornando o desempenho acadêmico abaixo do seu potencial. Ensinar habilidades organizacionais, como usar um diário ou uma lista, pode ser muito útil. Além disso, fornecer suporte oportuno pode ajudar esses alunos a se tornarem mais organizados.
Problemas de concentração, impaciência e desatenção podem ter um efeito negativo no desempenho acadêmico. Alunos com TDAH costumam ter notas baixas, embora demonstrem inteligência e habilidade. Para solucionar esse problema, mudanças curriculares como avaliação diferenciada ou ampliação do prazo podem permitir que esses alunos mostrem suas habilidades sem comprometer suas dificuldades.
Por fim, os problemas comportamentais e sociais também afetam as relações dos alunos com TDAH. Podem sofrer bullying ou ter dificuldade em fazer amigos, o que afeta a sua auto-estima e motivação. O desenvolvimento de atividades que incentivem a colaboração e a interação entre os alunos pode ajudar a construir um ambiente mais colaborativo e de apoio, incentivando a interação social.
Compreender o impacto do TDAH na sala de aula é o primeiro passo para criar um ambiente mais harmonioso e positivo. A implementação das estratégias certas não só ajuda os alunos com TDAH, mas também beneficia toda a sala de aula, promovendo a aprendizagem multidisciplinar e colaborativa. É importante que professores e educadores se sintam apoiados e capacitados para abordar estas questões, para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de prosperar no seu percurso de aprendizagem.
Uma das principais funções da intervenção com alunos com TDAH é desenvolver habilidades que evitem a sobrecarga da memória de trabalho. Nesse contexto, a metacognição se destaca como um aspecto crucial. Trabalhar com estratégias de metacognição pode otimizar significativamente a aprendizagem dos alunos, já que pesquisas demonstram que essas técnicas têm um impacto direto nos resultados escolares.
As estratégias metacognitivas não apenas melhoram o desempenho acadêmico, mas também atuam na neuroplasticidade, permitindo a criação de conexões cerebrais mais robustas. Em minha prática clínica, percebo que o foco em metacognição resulta em um grande ganho na autonomia do aluno, capacitando-o a gerenciar seu próprio processo de aprendizagem de maneira mais eficaz.
Embora a falta de atenção, a impulsividade e a hiperatividade sejam sintomas comuns do TDAH, eles não representam o núcleo da dificuldade. Este núcleo está mais relacionado à auto regulação, ao controle emocional e ao autogerenciamento. Portanto, para lidar com o TDAH de forma eficaz, é fundamental focar no gerenciamento do comportamento, na previsibilidade, na sequência de ações, na redução do volume de informações e na clareza sobre o início e o fim das tarefas. Essas abordagens ajudam a estruturar o ambiente de aprendizagem, promovendo uma experiência mais produtiva e menos sobrecarregada para os alunos.
Escrito por: André Júlio Costa