Como fazer um bom laudo neuropsicológico?

 

O que é um laudo neuropsicológico?

Um laudo ou relatório neuropsicológico é um documento que contém procedimentos e conclusões produzidas pela avaliação neuropsicológica.

 

O que tem no laudo neuropsicológico?

  • Relato dos pais (no caso de crianças e adolescentes);
  • Relato de outros profissionais (quando houver);
  • Autorrelato (quando houver);
  • Observação do comportamento no consultório;
  • Resultado dos instrumentos aplicados
  • Síntese;
  • Conclusão;
  • Conduta sugerida.

Para que serve o laudo neuropsicológico?

O laudo neuropsicológico sistematiza o perfil de dificuldades e potencialidades do paciente e com isso orienta mudanças no dia a dia do paciente, guia a escolha das intervenções e fornece acesso à apresentação das principais leis de assistência.

Ele pode ser utilizado pelo paciente, por sua família e pela equipe profissional que o atende.

Tem um modelo de laudo neuropsicológico?

Em primeiro lugar, sabendo que a neuropsicologia é uma área interdisciplinar, cada profissional deve seguir os princípios éticos de sua profissão. Para isso, o profissional deve conhecer a regulamentação da sua área. Para profissionais psicólogos, a resolução em vigor é a nº 6 de 29 de Março de 2019. 

Não existe um modelo padronizado, contudo, instruções e direcionamentos podem ser seguidos na produção de um bom laudo neuropsicológico. Aí vão algumas dicas:

  1. Tome cuidado com a estética do laudo. Apresente as informações de forma organizada e defina um padrão de tabelas.
  2. Não omita informações do laudo, você sempre deve apresentar os resultados dos instrumentos aplicados. Use e abuse das tabelas!
  3. O seu relato é uma peça fundamental da avaliação, não omita a sua observação de comportamento.
  4. Não transforme o seu laudo em uma tese. Você deve relatar todas as informações importantes, mas de forma objetiva. Nada de laudos de 50 páginas!

Qual linguagem usar na escrita do laudo neuropsicológico?

Todo relatório precisa conter uma escrita neutra, sem conclusões pessoais ou de senso comum e o mais compreensível possível para não especialistas.

No entanto, o neuropsicólogo deve usar sim uma linguagem técnica. Uma solução para este ponto é colocar definições dos termos específicos da área.

Preciso escrever tudo sobre o paciente no laudo neuropsicológico?

Não.

Só devemos descrever as informações necessárias para o entendimento do caso e o motivo da solicitação da consulta. O relatório não pode conter informações que possam constranger ou expor demais o paciente e sua família, já que ele é um documento que será lido por outros profissionais.

Em que ordem coloco os resultados dos testes?

Organize os testes por domínio de funcionamento (funções cognitivas) do mais geral para o mais específico.

Ex. Inteligência é um domínio geral, então é apresentado primeiro; já a habilidade visuoespacial é um domínio específico, logo é apresentada posteriormente.

Lembre-se de agrupar os testes/tarefas que avaliam as mesmas funções.

Obs: Não são todos os casos que exigem a avaliação de todos os domínios cognitivos, isso depende da demanda e perfil do paciente. Fique de olho: a avaliação da inteligência é restrita aos psicólogos!

O que eu coloco na conclusão do laudo?

Nesta seção você organiza os principais achados. Coloque a interpretação das funções cognitivas! Escreva o que tudo significa, quais as causas e se o perfil se enquadra em um diagnóstico nosológico.

Além disso, coloque as condutas sugeridas organizadas em ordem de prioridade.

Quanto tempo você leva para escrever um laudo neuropsicológico?

Muitos profissionais se sentem inseguros para escrever o laudo. Não sentem confiança sobre o que escrever em cada seção e gastam horas e mais horas escrevendo o laudo. No final, não sabem como cobrar por essas horas e ficam frustrados e sobrecarregados.

Em nossa experiência com supervisão clínica, ajudamos muitos profissionais que se encontravam nessa situação a escrever laudos de forma mais eficiente e mais rápida.

Nós organizamos tudo que fazemos para escrever nossos laudos e todas as dicas profissionais envolvidas nesse processo no curso Laudo Neuropsicológico: como escrever de forma eficiente.

Então se você:

  • Começa a ter crise de ansiedade só de pensar que tem que escrever laudo da avaliação
  • Gasta horas escrevendo e já não se ganha ou se paga para trabalhar
  • Tem dificuldade para saber como escrever o laudo e quais dados colocar
  • Tem dificuldade de sintetizar as informações e chegar em uma conclusão coerente
  • Não sabe mais se coloca ou tira tabela, ou onde e como colocar

Esse curso é para você.

E lembre-se: Um bom laudo neuropsicológico não é somente um recurso para o paciente, mas também divulga o trabalho do profissional responsável.