Altas Habilidades: o que é e quais seus desafios?

Altas habilidades, também conhecidas como superdotação, são características que se  manifestam na interação entre três conjuntos essenciais de características humanas – que incluem habilidades gerais e/ou específicas acima da média, altos níveis de comprometimento com tarefas, e elevados níveis de criatividade. Crianças com altas habilidades são aquelas que possuem o potencial de desenvolver essa combinação de características e aplicá-las em qualquer área de importância no desempenho humano. As crianças que demonstram o potencial para desenvolver essa interação entre os três grupos necessitam de uma ampla variedade de oportunidades e serviços educacionais que não são comumente oferecidos nos programas educacionais regulares.

 

 

 

 

Apesar de serem dotados de grandes talentos, crianças e adultos com altas habilidades enfrentam desafios únicos. Um dos mitos mais comuns é o de que essas pessoas sempre têm sucesso acadêmico e profissional garantido. No entanto, muitos enfrentam dificuldades emocionais, sociais e até mesmo acadêmicas, pois seus talentos nem sempre são reconhecidos ou valorizados no ambiente escolar ou de trabalho. Além disso, a falta de suporte adequado pode levar a problemas como a desmotivação no contexto escolar, a ansiedade e o isolamento social.

 

Para o melhor desenvolvimento dos indivíduos com altas habilidades, é importante que pais, educadores e profissionais da saúde mental colaborem na criação de um ambiente que respeite e valorize suas diferenças. Programas educacionais diferenciados, como o enriquecimento curricular e as atividades extracurriculares especializadas, podem ser essenciais para manter esse grupo engajado e desafiado de maneira positiva.

 

Por fim, é importante entender sobre a necessidade de uma adaptação escolar, que certamente não é padronizada para todas as crianças que possuem um perfil cognitivo de AH/SD. Inicialmente, é necessária uma análise criteriosa desse perfil, em que sejam avaliadas as questões sociais, cognitivas, desenvolvimento motor, relacionadas a regulação emocional e a motivação desses indivíduos dentro do ambiente escolar. Somente após essa avaliação, é possível pensar em intervenções concretas, como adequação curricular.

 

Assim, evidencia-se como o reconhecimento e o apoio adequados são cruciais para o pleno desenvolvimento de crianças e adultos com altas habilidades. Embora esses indivíduos possam demonstrar talentos excepcionais, é fundamental compreender que enfrentar desafios específicos, como dificuldades emocionais e sociais, é uma realidade comum. Para superar esses obstáculos e garantir que possam atingir seu potencial máximo, é necessário um esforço colaborativo entre pais, educadores e profissionais da saúde mental. A implementação de programas educacionais diferenciados e a adaptação curricular personalizada são passos essenciais para proporcionar um ambiente enriquecedor e inclusivo. Com uma abordagem cuidadosa e bem estruturada, é possível não apenas valorizar as habilidades excepcionais desses indivíduos, mas também oferecer suporte para que eles superem suas dificuldades e prosperem em diversas áreas de suas vidas.

Referências bibliográficas:

ALTAS habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022. Altas habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022, [s. l.], 1 jun. 2023. DOI https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p11-26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13795. Acesso em: 2 set. 2024.

 

Escrito por: Ana Carolina Ferreira e Ananda Toledo