Em 2015 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 metas globais com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Essas metas foram intituladas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS (em inglês Sustainable Development Goal – SDG).
Figura 1: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Nações Unidas Brasil (https://brasil.un.org/pt-br/180506-pnud-cria-curso-distancia-sobre-agenda-2030-e-ods)
Os ODS compõem a Resolução 70/1:”Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, hoje, apenas AGENDA 2030. Este nome não é por acaso, as metas foram estabelecidas para o ano de 2030.
Dentre as metas que almejamos alcançar temos questões relacionadas a: desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. O Brasil é um dos 193 países signatários desta Agenda 2030
E o que isso tem a ver conosco, da Neuropsicoterapia?
Se observamos, temos muito “a ver” com tudo isso, desde a nossa concepção enquanto uma empresa, pensando em nossos valores e missão. Buscamos fazer com que nossa prática tenha um impacto nos índices e indicadores que avaliam o cumprimento das metas dos objetivos no Brasil e no mundo.
Destacamos 3 objetivos que dizem respeito aos impactos das nossas práticas nos ODS.
-
Objetivo 3: Saúde e Bem-estar
Meta 3.4
“Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.” (referencia)
A Neuropsicoterapia trabalha com o principal objetivo de promover a saúde mental e bem-estar, oferecendo atendimentos de qualidade, focado no respeito à individualidade e à necessidade dos nossos pacientes. Nos orgulhamos em dizer que OFERECEMOS SOLUÇÕES em Neuropsicologia, psicoterapia e assessoramento escolar para crianças, adolescentes e adultos, a partir de um aporte teórico de alto nível e sempre atualizado. Hoje, somos uma referência nacional reconhecida no diagnóstico e atendimento clínico e pedagógico..
-
Objetivo 5:Igualdade de Gênero
Meta 5.1
Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda partes.
Meta 5.5
Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
A Neuropsicoterapia foi construída e consolidada a partir dos trabalhos e atendimentos de duas mulheres: Andressa e Annelise. JUNTAS, elas não se colocaram apenas como uma opção no mercado da promoção da saúde mental, mas, a partir dos resultados, se tornaram referências no cenário nacional, principalmente, no diagnóstico e atendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo de forma ativa para a Neuropsicologia no Brasil.
Hoje, JUNTAS, elas coordenam a Neuropsicoterapia e são responsáveis por todas as tomadas de decisão dentro da clínica.Se somos hoje uma referência é por causa da liderança dessas duas mulheres.
-
Objeto 4: Educação de qualidade
Meta 4.1
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Meta 4.2
Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.
Meta 4.4
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
A educação e o processo de escolarização são prioridades da Neuropsicoterapia. Grande parte do nosso público são crianças e adolescentes, em idade escolar, desta forma, é fundamental que durante nossos atendimentos, o desenvolvimento escolar tenha relevância no vida e saúde mental desde que atendemos. Hoje a Neuropsicoterapia conta com um pedagogo para exatamente atender, em parceria com a equipe de neuropsicólogos, as demandas próprias do ambiente escolar, além de tratar diretamente com questões relacionadas à inclusão.
Entendemos que a educação tem um fator crucial na vida de crianças e adolescentes, como consequência, no desenvolvimento do capital mental do nosso país. Grande parte da nossa equipe, além de neuropsicólogos, também são professores. Amamos ensinar. Via educação, podemos “mudar o Brasil”. Por este motivo, consideramos fundamental também nos dedicarmos à qualificação e formação de profissionais. Hoje, parte dos nossos esforços está em oferecer diferentes propostas de formação para psicólogos, neuropsicólogos e profissionais da saúde e educação. Entendemos que quanto mais profissionais qualificados estiverem atuando junto aos alunos, mais qualificado e eficaz será o processo de escolarização e desenvolvimento.
Anualmente, a Neuropsicoterapia procura alinhar as estratégias e mensurar o impacto das ações a fim de contribuir positivamente para os indicadores que avaliam e fazem o diagnóstico das ODS no Brasil e no Mundo.
Você já parou para pensar como sua prática profissional impacta o mundo?
Autor: André Júlio-Costa, pedagogo da Neuropsicoterapia
Referências bibliográficas: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs