Organizando sua avaliação

Por que devo organizar minha avaliação? 

Só quem já achou que havia terminado a avaliação e na hora da correção percebeu que havia esquecido de aplicar um teste importante para o raciocínio clínico, sabe exatamente do que eu estou falando.  O processo da avaliação neuropsicológica tem cinco pilares de extrema importância, sendo eles: 

  • A entrevista com o paciente
  • Observação do comportamento
  • Avaliação 
  • Interpretação dos resultados 
  • Devolutiva com o paciente

Estes pilares estão unidos e conversam entre si. Sem uma organização sistemática e coesa esses dados podem se perder e a entrega de um trabalho respeitoso com o paciente, ético e científico pode ficar comprometida. 

Ok. Já entendemos a importância de se ter uma avaliação organizada. Agora a pergunta que fica é:

Como posso fazer isso? 

Por aqui, usamos um prontuário de avaliação padrão. Nele concentramos as informações mais importantes sobre o paciente e também o processo de avaliação com datas, testes e escalas, para direcionar o tempo gasto. Assim, as informações não se perdem e o tempo do profissional e também da família é otimizado.

Já pensou uma avaliação neuropsicológica sem previsibilidade, processos e atenção do profissional? 

O prontuário é um recurso estrutural que permite fornecer uma avaliação coesa e cheia de responsabilidade pelo tempo e pela vida do paciente. 

Inicialmente concentramos as informações mais importantes do paciente, como nome, idade, escolaridade e data de nascimento. Depois revisamos a bateria já estabelecida, para se adequar a demanda e, conforme já for pré combinado com o paciente, definimos as datas da avaliação. Neste prontuário separamos também um espaço para acompanhamento sobre a correção dos testes e, por fim, estrutura do laudo. 

Sempre recebemos relatos de como os profissionais estão atolados de casos difíceis e com dificuldade até mesmo de saber por onde se deve começar. Aqui vai a nossa dica: comece fazendo uma boa gestão do seu trabalho e investindo na organização e qualidade da entrega do produto final que é o laudo. Comece bem. 

Para baixar nosso protocolo: Protocolo Avaliação – Neuropsicoterapia

Se você quer aprender mais sobre organização da avaliação neuropsicológica e como estruturar seu raciocínio clínico faça o nosso curso: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/descomplicando-o-raciocinio-clinico-neuropsicologico/D79390886Q