Você sabe o que é avaliação neuropsicológica?

Todos os dias recebemos pacientes que nos são encaminhados para fazer avaliação neuropsicológica, mas você sabe o que é? Tem duvida sobre o processo? 

A ideia deste post é compartilhar as duvidas mais frequentes e informar quem deseja fazer uma avaliação neuropsicológica.


O que é?

Avaliação Neuropsicológica é uma investigação minuciosa das funções mentais (cognitivas), emocionais e sociais do indivíduo. É como um trabalho de detetive, que busca levantar todas as informações necessárias para compreender a pessoa. Nós investigamos de forma detalhada como o indivíduo funciona, assim como suas dificuldades e suas potencialidades.


Quando é indicada? 

A avaliação é solicitada, principalmente, para auxiliar no entendimento do diagnóstico do paciente em casos de suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento, como: Autismo, TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, entre outros; ou transtornos psiquiátricos. A avaliação também auxilia no detalhamento do perfil e acompanhamento da evolução das características.


Qual o objetivo? 

De forma geral, a avaliação tem como objetivo:

  • Traçar um perfil de potencialidades e dificuldades do paciente
  • Identificar fatores contextuais que facilitam ou interferem no perfil do paciente
  • Entender se há ou não um diagnóstico
  • Orientar quanto aos principais alvos de intervenção
  • Facilitar o acesso a direitos a partir do diagnóstico

Como é o laudo neuropsicológico?

O laudo neuropsicológico é como um dossiê do paciente, pois reúne de forma sistematizada muitas informações sobre ele e todas as informações coletadas sobre o paciente.
No laudo, estão relatadas tanto o perfil de dificuldades, quanto às potencialidades cognitivas e comportamentais do sujeito avaliado. Contudo, vale lembrar que como o foco da avaliação está sempre no entendimento do impacto dessas características na vida real do indivíduo, o laudo também descreve como ele se comporta em seu dia a dia. São analisados fatores não só da pessoa, mas também do contexto em que ela está inserida. Por isso, além do diagnóstico, o laudo neuropsicológico inclui:

  1. Orientações para o dia a dia do indivíduo avaliado
  2. Um guia de quais intervenções selecionar e priorizar
  3. Acesso à apresentação das principais leis de assistência ao paciente

Portanto, a verdadeira avaliação neuropsicológica se compromete não só a investigar aspectos biopsicossociais, como propor a melhor intervenção a partir deles.


Se você precisa do serviço de avaliação neuropsicológico, entre em contato conosco.