Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda!

Setembro Amarelo é uma campanha que iniciou em 2013 e é uma parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina que destinou no calendário um mês para prevenção ao suicídio. Todos os anos a campanha ganha um lema e em 2023 o tema central é: Se precisar, peça ajuda. 

O site da campanha, setembroamarelo.com, traz dados significativos e relevantes para o objetivo da campanha se perpetuar por todo o mês de Setembro, apesar do dia oficial ser 10 do mesmo mês. Um dos pontos, é que segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Torna-se cada vez mais relevante trazer essa pauta à tona e psicoeducar a população com informações sobre saúde mental, bem como conseguir identificar fatores de risco, mas também propagar fatores de proteção. Não é possível ignorar os dados, uma vez que, optar por se manter alheio a este problema de saude pública, é também continuar propagando estigmas em relação à saúde mental. 

Você sabe como ajudar pessoas em sofrimento mental? Sabe reconhecer quando alguém precisa de ajuda? E como orientar alguém? 

Com o intuito de municiar os profissionais e também pessoas em sofrimento mental, vamos deixar o link do site que contém cartilhas sobre o tema: https://www.setembroamarelo.com/